EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2656
Tipo: Artigo
Título: TAXA FOTOSSINTÉTICA DA BERINJELA FERTIRRIGADA
Autor(es): SOUZA, Álvaro Henrique Cândido de
SERON, Cássio de Castro
LORENZONI, Marcelo Zolin
REZENDE, Roberto
HACHMANN, Tiago Luan
ANDREAN, André Felipe Barion Alves
Abstract: A produtividade de uma cultura é afetada por características morfológicas e fisiológicas da fonte e dreno. Instalou-se o experimento na cidade de Maringá, Paraná, em Latossolo Vermelho Distrófico. O objetivo do trabalho foi avaliar a taxa fotossintética da berinjela (Solanum melongena L.) fertirrigada com diferentes doses de nitrogênio e potássio. Foi utilizado neste estudo o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial, 4 x 4, com quatro repetições, totalizando 64 parcelas. O primeiro fator compôs-se de quatro níveis de nitrogênio (0; 6,4; 12,9 e 25,7 g planta-1 ) e o segundo de quatro níveis de potássio (0; 5,2; 10,4 e 20,7 g planta-1). Os resultados parciais permitiram concluir que com o aumento da quantidade de nitrogênio aplicada existe uma resposta linear crescente da taxa fotossintética. Quanto à fertirrigação com potássio a resposta ao aumento das doses foi quadrática, onde a maior taxa fotossintética foi encontrada com a adição de 12,88 g de K20 planta-1. Quanto à interação dos nutrientes aplicados, não houve significância nos resultados obtidos.
Palavras-chave: Solanum melongena L.
Nutrição mineral
Fertirrigação
Nitrogênio
Potássio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2656
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
alvaro_henrique_candido_de_souza_4.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)377.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.