EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2641
Tipo: Artigo
Título: O DIREITO DE SER UM DOADOR DE ÓRGÃOS NO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO
Autor(es): CARVALHO, Gisele Mendes de
PATUSSI, Amanda Keren Louback
AMORIM, Aline Juliana Barbosa
Abstract: O presente artigo teve por escopo analisar a proteção atual do ordenamento jurídico pátrio ao direito de ser um doador de órgãos. Para isso fez-se uma breve análise da evolução legislativa, comparando os pontos comuns e as alterações sofridas ao longo dos anos, mais especificamente no que diz respeito a legitimidade do consentimento para a doação post mortem e à autonomia da vontade do doador de órgãos, em especial na Lei 9.434/97 e suas alterações. Ainda foi feita uma exposição interdisciplinar, demonstrando a importância e a diferença das diversas áreas científicas ligadas a realização da doação de órgãos, qual seja a psicologia, e medicina e o direito. Após, o trabalho apresentou um esboço sobre os direitos insculpidos no processo de doação de órgãos, tutelados pela carta magna, em especial o direito à dignidade humana, o direito à vida e a garantia constitucional à doação de órgãos. O trabalho também transcorreu sobre os aspectos gerais dos direitos da personalidade, trazendo noções gerais, com ênfase às características destes direitos, e pormenorizando o artigo 14 em conjunto com o enunciado 277 da IV Jornada de Direito Civil, que tenta trazer uma solução ao conflito da legitimidade sobre a decisão da disposição ao não dos órgãos post mortem. Trouxe também o conceito de doação de órgãos como atitude altruísta, em contraposição com a possibilidade de comercialização dos órgãos. Foi feita uma análise das condutas tipificadas como crime na lei 9.434/97, e uma breve exposição das campanhas e formas de incremento na doação de órgãos. Por fim o trabalho trouxe campanhas e fomentos a doação de órgãos, em especial no Brasil.
Palavras-chave: Autonomia de vontade
Post-mortem
Personalidade
Dignidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2641
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_keren_louback_patussi_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)422.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.