EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2625
Tipo: Artigo
Título: CONSUMO DO ÁLCOOL NA COMUNIDADE ACADÊMICA FEMININA: CONSEQUÊNCIAS E CONSCIENTIZAÇÃO
Autor(es): FREITAS, Thais Lins de
CARDOZO, Luiza Fernandes
ROMANO, Yara Cristina
CATELAN-MAINARDES, Sandra Cristina
Abstract: Embora o índice do alcoolismo entre as mulheres ainda seja significativamente menor que no gênero masculino, este problema deve ser tratado com a mesma ou até mais importância, uma vez que o organismo feminino é menos tolerante ao álcool, como apresenta Laranjeira e Malachias (2008). Fora estabelecido então o objetivo de avaliar as consequências do consumo excessivo do álcool para a saúde das mulheres, apontando os fatores de risco. Para isso, fora realizado um estudo bibliográfico e de levantamento em uma Instituição de Ensino Superior de Maringá, no período de 2014 a 2015. A amostra contou com 150 estudantes da área da saúde - cursos de enfermagem, farmácia, nutrição e psicologia – e utilizou como recurso questionário semi-estruturado. Resultados foram tabulados e gráficos formulados, a fim de demonstrar a relação entre as variáveis coletadas na pesquisa: Cerca de 60% (n= 88) dos entrevistados consumem regularmente álcool, e 48,6% destes consideram suas consequências equivalentes para ambos os sexos. Sendo assim, faz – se necessário a criação de estratégias específicas sobre o alcoolismo feminino e adoção de atitudes que promovam soluções para este problema.
Palavras-chave: Alcoolismo feminino
Alterações biológicas
Universitárias
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2625
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
thais_lins_freitas.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)762.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.