EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2619
Tipo: Artigo
Título: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE PAINÉIS PRODUZIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DE SERRAGEM E SOJA
Autor(es): SILVA, Tamara da
MATSUDA, Celia Kimie
COELHO, Tânia Maria
ASSAD FILHO, Nabi
CAMPOS, Rubya Vieira de Mello
ALMEIDA, Daniele Martins de
Abstract: Como é crescente a preocupação com relação à conservação do meio ambiente, sabemos que uma grande quantidade de resíduos agroindustriais são produzidos pela população nas áreas urbanas e rurais. Embora os resíduos da agricultura sejam poluentes biodegradáveis, se faz necessário um tempo mínimo para ser mineralizado. Levando em consideração que inúmeros órgãos governamentais e indústrias estejam aplicando uma política ambiental que visa à diminuição dos impactos negativos à natureza. Ainda se faz necessários estudos para encontrar um destino adequado para estes resíduos gerados; visando tanto a conservação do meio ambiente, quanto ao reaproveitamento dos resíduos com a finalidade de baratear os custos de materiais que possam ser conformados com a sua reutilização. Os resíduos agroindustriais, serragem e soja são alvos de estudo deste trabalho, que tem como objetivo o desenvolvimento de novos materiais, tais como painéis, com o aproveitamento dos mesmos para a produção de um material sustentável e de alta contribuição à sociedade. Para a avaliação das amostras foram realizados ensaios de envelhecimento, biológicos e sensoriais, e as análises se mostraram satisfatórias, ou seja, ao submetermos as amostras a condições ambientais desfavoráveis suas principais características se mantiveram intactas. Durante todo o processo de avaliação os painéis apresentaramse como viáveis, sendo possível constatar que os mesmos sofreram apenas um leve escurecimento pela temperatura que foram expostos, não houve alterações em suas características de resistência, permaneceram sem rachaduras visíveis, sem odores adicionais e colônia de fungos. Com as avaliações e resultados é possível constatar a viabilidade da produção deste tipo de painel e espera-se que a receptividade das empresas e da sociedade em relação aos painéis seria positiva.
Palavras-chave: Meio ambiente
Painéis
Resíduos agroindustriais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2619
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tamara_da_silva.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)446.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.