EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2595
Tipo: Artigo
Título: ANALISE DE PARÂMETROS EM CÃES MACHOS SUPLEMENTADOS COM TRIBULUS TERRESTRIS
Autor(es): ROSA, Camila Lima
CARDOSO Jr, Anibal
SANTOS, José Maurício Gonçalves dos
MARQUES, Danilo Roberto Custodio
Abstract: O presente trabalho avaliou os efeitos da suplementação com Tribulus terrestris (TT) em cães machos durante 60 dias, comparando dois grupos de sete animais cada, onde um grupo foi suplementado com TT e outro com placebo. T. terrestris é uma planta medicinal, da qual o extrato seco vegetal é utilizado como suplemento por atletas de academia como promotor de massa muscular, onde se propõe que este aumente os níveis hormonais de testosterona. A testosterona tem papel principal para regulação de funções sexuais, características masculinas, formação da musculatura, além de atuar na formação da matriz óssea, eritropoiese e na manutenção de vários tecidos do organismo. Animais com diminuição desse andrógeno desenvolvem patologias muitas vezes irreversíveis. Visando as inúmeras possibilidades da utilização da testosterona para tratamentos, busca-se um componente que não seja agressivo ao organismo animal, ao contrario dos androgênios sintéticos utilizados em longo prazo em tratamentos de reposição hormonal, portanto o objetivo principal do estudo foi avaliar a capacidade da suplementação por TT em elevar o nível de testosterona em cães e consequentemente ter a possibilidade de atuar como promotor muscular, entre outras funções ligadas a testosterona não causando efeitos colaterais. Até o presente momento não se encontram na literatura trabalhos para espécie canina, em estudos anteriores em outras espécies existem controvérsias de que o extrato de TT possui a capacidade de elevar a testosterona. Após aprovação pelo comitê de ética animal, se iniciou o estudo. Foram avaliados 14 cães hígidos, com idade de 2 à 8 anos, sem raça definida. Para a suplementação, foi manipulado o produto Tribulus terrestris (41% de pureza) em cápsulas com uma dosagem de 10 mg/kg específica para cada animal, foi fornecido por via oral, uma cápsula a cada 24 horas, durante 60 dias. A avaliação dos níveis de testosterona se deu pela análise do soro sanguíneo, as coletas de sangue foram feitas pela veia jugular dos animais, o sangue foi centrifugado e o soro enviado ao laboratório para análise, pela mesma via colheu-se também sangue para realização de exames hematológicos e bioquímicos dos animais. Após o encerramento do estudo foi realizada orquiectomia (castração) no Hospital Veterinário da UniCesumar nos animais participantes.
Palavras-chave: Suplementação
Canino
Extrato vegetal
Perfil hormonal
Eritropoiese
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2595
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
camila_lima_rosa.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)472.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.