EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2591
Tipo: Artigo
Título: CORRELAÇÃO ESPACIAL DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR DA BRACHIARIA DECUMBENS COM O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO
Autor(es): HARA, Anderson Takashi
HASHIGUTI, Heraldo Takao
GONÇALVES, Antônio Carlos Andrade
SANTOS, Fernando André Silva
Abstract: No cenário agrícola, a maximização da produção vegetal é necessária o atendimento quantitativo e qualitativo de diversos fatores limitantes à produção vegetal, como manejo nutricional, controle de pragas e doenças, manejo das plantas daninhas e disponibilidade hídrica adequada. Dentre esses fatores, a disponibilidade hídrica representa o maior peso em termos restritivos para o desenvolvimento vegetal. Existem diversos trabalhos que apontam uma relação direta da produção agrícola em relação à oferta de água no solo, no entanto, a oferta de água em excesso pode promover efeitos deletérios para a cultura devido a restrições de ordem física no quesito ao suprimento adequado da aeração ao sistema radicular das culturas. Diante do exposto, o trabalho tem como hipótese: o índice de área foliar (IAF) e armazenamento de água no solo (c96) apresentam continuidade espacial. A IAF e c96 são diretamente correlacionadas espacialmente.
Palavras-chave: Área foliar
Armazenamento de água no solo
Geoestatística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2591
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fernando_tadeu_bernardino.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)298.47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.