EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2588
Tipo: Artigo
Título: BIOCATÁLISE DE CETONAS PRÓ-QUIRAIS UTILIZANDO O FUNGO Epicoccum sp.
Autor(es): SOUZA, Gustavo Adriano Egler
GARCIA, Renan Moura
SANTOS, Rogério Aparecido Minini dos
Abstract: Transformações biológicas de substratos exógenos utilizando cultura de micro-organismos permitem realizar modificações estruturais em moléculas. A biocatálise encontra-se em amplo desenvolvimento com base em pesquisas realizadas em vários ramos da química e biologia possuindo em comum o principal objetivo de desenvolver novos catalisadores para uso industrial. A área de biocatálise emerge como uma ferramenta poderosa para a chamada “química ecologicamente correta” (química verde), a qual levará cada vez mais a processos industriais comprometidos com o controle ambiental. Duas palavras que são utilizadas para o mesmo assunto podem ser a biotransformação e a biocatálise. Essas duas palavras podem parecer termos parecidos, porém, possuem características diferentes. A biotransformação é definida como a reação dos compostos químicos num sistema vivo, e não precisa ser um processo definido pelo metabolismo do organismo. Já a biocatálise, por outro lado, é mais amplamente definida como a mediação de reações químicas por meio de sistemas biológicos, incluindo enzimas isoladas, células inteiras ou extratos livres de células. Desta forma, a biocatálise tornou-se uma ferramenta importante na síntese de compostos orgânicos, principalmente na obtenção de compostos quirais de interesse farmacológico. Neste contexto, a proposta desta pesquisa é avaliar a capacidade de biotransformação de componentes orgânicos utilizando micro-organismos (fungos e bactérias) como biocatalisadores. Para este fim, serão selecionados componentes que apresentem grupos funcionais específicos possíveis de biocatálise. Os fungos utilizados foram cultivados em placas de Petri com seu meio de cultura adequado onde após o tempo de cultivo, foram transferidos para Erlenmeyers contendo uma solução tampão com um substrato conhecido. Após três dias, os metabólitos foram analisados. Tantos os substratos, como os produtos obtidos por biocatálise foram caracterizados por métodos espectroscópicos e cromatográficos com o uso de um cromatógrafo gasoso com uma coluna capilar com fase estacionária quiral acoplado a um espectrômetro de massa. Pode-se concluir que o fungo apresentado em estudo possui a capacidade de realizar a biocatálise dos substratos utilizados. Com a obtenção de produtos através da biotransformação de cetonas à álcoois, os resultados obtidos são satisfatórios na avaliação da síntese de novos compostos a partir de cetonas pró quirais.
Palavras-chave: Química verde
Biocatálise
Biotransformação
Enzimas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2588
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo_Adriano_Egler_Souza.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)354.36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.