EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2581
Tipo: Artigo
Título: ENFERMAGEM NA REINSERÇÃO SOCIAL DOS PORTADORES DE TRANSTORNOS MENTAIS
Autor(es): MENDONÇA, Renata Rodrigues
CASSAROTTI, Larissa Laila
MELO, Willian Augusto de
Abstract: A Reforma Psiquiátrica estimulou novas maneiras de tratar os portadores de transtornos mentais (PTM), pois ela propõe a troca do modelo hospitalocêntrico pela adesão às redes de atenção à saúde mental. Dessa forma, o PTM tem a oportunidade de se reinserir adequadamente à sociedade. Os profissionais envolvidos na saúde mental também passaram por mudanças, deixando de tratar o PTM com rigidez e adotando um modelo mais acolhedor e humanizado. Diante desse contexto de mudança, surgiu o interesse de identificar a percepção da equipe de enfermagem, de três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), sobre a reinserção dos PTM à sociedade. Realizou-se uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, desenvolvida de setembro a outubro de 2013 no município de Maringá-PR. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado onde foi possível caracterizar, mediante entrevista, a vivência, os sentimentos e a visão de 15 profissionais de enfermagem sobre a sua atuação na reinserção social dos PTM. Os dados foram analisados segundo o referencial metodológico de Minayo (2004). Após a análise dos dados, emergiram as categorias temáticas: dificuldades enfrentadas para reinserção social; vantagens da reinserção social e atuação da equipe de enfermagem na concretização da reinserção social do PTM. Os participantes demonstraram insuficiência de consolidação de conhecimentos sobre suas ações específicas, porém afirmaram inúmeras vantagens que a reinserção social traz ao PTM. A escassez de relatos sobre a temática foi uma das principais dificuldades enfrentadas durante a realização do estudo. Com a carência de literatura sobre o tema, novos estudos devem ser realizados para apontarem como deverá ocorrer à reinserção social dos PTM.
Palavras-chave: Assistência em saúde mental
Aceitação social
Enfermagem psiquiátrica
Saúde mental
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2581
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
renata_rodrigues_mendonca_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)298.79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.