EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2530
Tipo: Artigo de Evento
Título: DA TRIBO À MONARQUIA, DOS JUÍZES AO REI: A TRANSIÇÃO E A INSTITUIÇÃO DO MONARQUA EM ISRAEL
Autor(es): CAZAVECHIA, William Robson
Abstract: O presente texto, resultado da pesquisa realizada com vistas a atingir o objetivo de elucidar a transição ocorrida na organização social, política e religiosa em Israel, perfaz o caminho proposto pela historiografia conforme autores que se debruçaram sobre o tema. Israel tem sua história como norteadora de sua própria identidade e, portanto, a desenvolvimento tem por finalidade reconhecer com maior acuidade os detalhes sob os quais poderíamos estabelecer critérios dessa trajetória demarcando a transição de um período ao outro. Tal transição repercute diretamente na formulação dos textos bíblicos e do imaginário religioso e por isso sua importância para a compreensão destes produtos emergentes do contexto. Sendo assim, podemos afirmar que a complexidade que envolve toda a formação da sociedade do Israel tribal e seu posterior desenvolvimento faz dos textos que testemunham esses períodos grandes fontes de reflexões teológicas e ricas fontes historiográficas. Foi a partir dessa preocupação que foram escritos. O objetivo era o de testemunhar o agir de Iahweh na história de seu povo. Fé em Iahweh que foi, em ambos os períodos abordados aqui, fator ideológico de unificação. Esse processo de unificação não se deu por completo até o reinado de Saul. Foi somente com Davi, que o Estado adquiriu estrutura suficiente para centralizar o culto em Iahweh, portanto, se estabelecer como monarquia.
Palavras-chave: Período do juízes
Transição
Instituição da monarquia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2530
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
william_robson_cazavechia_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)313.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.