EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2519
Tipo: Artigo de Evento
Título: DEFORMAÇÃO ESTRUTURAL DE CRATERAS DE IMPACTO (ASTROBLEMAS)
Autor(es): OLIVEIRA, Rodrigo Batista de
VARGAS, Karine Bueno
Abstract: Para a gênese dos contornos da superfície do planeta Terra, atuam dois agentes: um, de procedência endógena, constituído pelas forças internas da superfície terrestre, como vulcanismo, tectonismo, e de origem exógena, representado pelas forças externas à superfície da Terra, como a ação das águas, vento, intemperismo. Todavia, como forças exógenas, há também os corpos celestes: meteoros, asteróides e cometas, que ao se colidirem com a superfície terrestre, promovem novas formas de relevo na área atingida. Formas estas conhecidas como crateras de impacto. O objetivo do trabalho é verificar a deformação estrutural destas crateras, com foco na cratera Vista Alegre do Paraná. Os estudos inerentes aos fatos e fenômenos para a formação e deformação estrutural de uma cratera de impacto, se deu através de método interpretativo, embasamentos teóricos e conceituais, aliado a uma revisão bibliográfica desta temática; utilizando-se material cartográfico já desenvolvido e imagens de satélite Landsat-7/ETM.
Palavras-chave: Deformação estrutural
Crateras de impacto
Astroblemas
Agentes modeladores do relevo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2519
Data do documento: 4-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rodrigo_batista_de_oliveira_2.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)503.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.