EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2464
Tipo: Artigo
Título: A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS
Autor(es): ALTOÉ, Silvia Paula Sossai
SALES, Almir
Abstract: A Gestão de Materiais ineficiente pode ser apontada como causa de desperdício de recursos, aumento de custos e prazos na Construção Civil. O Ministério das Cidades instituiu o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat, que através do Regimento do Sistema de Avaliação de Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC tem como principal meta organizar o setor da construção civil. O Objetivo deste trabalho é analisar como é tratada a questão da gestão de materiais pelo ponto de vista do PBQPH e como atender aos requisitos exigidos pelo SiAC. Para tanto foram analisados todos os requisitos referentes aos materiais e as formas como estes podem ser aplicados e implantados nas empresas construtoras. Com base nos dados e informações levantadas, pode-se afirmar que estas ferramentas se ajustam perfeitamente a questão, uma vez que controlam e monitoram todo o processo de gestão de materiais. Um aspecto que também deve ser destacado quanto ao controle estabelecido aos materiais é a possibilidade da obtenção de índices de consumo mais próximos da realidade da empresa construtora, contribuindo assim para orçamentos futuros e evitando a má utilização de recursos financeiros e de materiais.
Palavras-chave: Gestão de Materiais
PBQP-H
Gestão da Qualidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2464
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DO PBQP-H COMO FERRAMENTA PARA A GESTÃO DE MATERIAIS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)416.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.