EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2463
Tipo: Artigo
Título: APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS: UTILIZAÇÃO DO MESOCARPO DE MARACUJÁ COMO BIOSSORVENTE NA REMOÇÃO DE CHUMBO DE ÁGUAS CONTAMINADAS
Autor(es): TAVARES, Fernanda de Oliveira
PINTO, Laura Adriane de Moraes
MEIRA, Ana Paula
HONORIO, Jacqueline Ferandin
SANTOS, Tássia Rhuana Tonial dos
MILANI, Paula Gimenez
Abstract: A minimização do descarte inadequado de resíduos, responsáveis por gerar grandes impactos econômicos, sociais e ambientais, agregado aos benefícios que estes apresentam como biossorventes na recuperação de águas contaminadas, tem se tornando uma alternativa viável, contribuindo de maneira benéfica no contexto global dos ecossistemas. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo avaliar o aproveitamento de de resíduos de maracujá como biossorvente na remoção do chumbo. A influência do tempo de contato e do pH foram avaliados no processo de remoção. Como resultado, o maracujá mostrou grande potencial para a remoção de chumbo, podendo ser verificado através do elevado percentual de remoção obtido, sendo este de 80,9% ao atingir o equilíbrio em 180 minutos. A análise do pH, mostrou que pHs entre 5-10 não exerceram influência significativa no processo de remoção de chumbo. De acordo com o estudo cinético, conclui-se que os dados experimentais obtidos seguem modelo cinético de pseudo-segunda ordem.
Palavras-chave: Biossorção
Chumbo
Maracujá
PH
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2463
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS - UTILIZAÇÃO DO MESOCARPO DE MARACUJÁ COMO BIOSSORVENTE NA REMOÇÃO DE CHUMBO DE ÁGUAS CONTAMINADAS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)375.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.