EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2449
Tipo: Artigo de Evento
Título: APLICABILIDADE DOS MÉTODOS NÃO INVASIVOS NA ENGENHARIA
Autor(es): BUENO, Emanuely Velozo Aragão
FERREIRA, Etienne Taina Damaceno
SANTOS, Vinicius Carrijo dos
FERREIRA, Tamires Soares
MORAES, Katherine Kaneda
MEDEIROS FILHO, Dante Alves
Abstract: Os projetos de engenharia apresentam suas etapas para construção, porém nem todos utilizam os métodos existentes para analisar o solo em que será implantada uma obra. Essa análise necessita ser agregada em todas as empresas, pois combate grandes prejuízos futuros que possam surgir. No entanto esse método pode ser aplicado também em diversos segmentos como determinação de poluidores que se encontram submersos. Portanto essa etapa deve ser acrescentada a mentalidade de todos que possam utilizar essa ferramenta. Assim a pesquisa apresenta um método geofísico não invasivo que tem sua aplicabilidade eficaz, pois não agride o meio ambiente e não causa transtornos para populações que possam estar próximas às áreas analisadas. Sendo assim será relatado um estudo de caso, onde utilizaram o GPR (Ground Penetrating Radar) ou Georadar para averiguar a presença de minérios no solo, na qual se constatou no solo a presença de camadas de solos argilosos e de minérios cujo se faz o principal objetivo.
Palavras-chave: GPR
Métodos Geofísicos
Minérios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2449
Data do documento: 3-Out-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
APLICABILIDADE DOS MÉTODOS NÃO INVASIVOS NA ENGENHARIA.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)405.43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.