EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2420
Tipo: Artigo de Evento
Título: RESULTADOS DA MICRODERMOABRASÃO NO TRATAMENTO DO MELASMA NO DORSO DAS MÃOS
Autor(es): CAPPELLAZZO, Renata
MERLINO, Fernanda Pietrangelo
CHAPUIS, Thamara Caroline
YAMAZAKI, Ana Lúcia de Sá
FERREIRA, Elenice Gomes
WITTIG, Daniela Saldanha
Abstract: Melasma é uma hipermelanose crônica, adquirida, caracterizado por hipercromia da pele. As desordens no processo melanogênico podem causar as hiperpigmentações, sendo a de maior frequência o melasma. O presente estudo tem como objetivo comprovar os efeitos da utilização da técnica de microdermoabrasão no tratamento de pacientes portadoras de melasma na região dorsal das mãos. Para tanto foi realizado um estudo clínico que contou com a participação de 20 mulheres entre 45 a 65 anos, que possuem a cor da pele correspondente aos tipos I a IV de acordo com a classificação de Fitzpatrick e foram submetidas à técnica de microdermoabrasão com peeling de diamantes. Todas as pacientes realizaram 10 sessões, uma vez por semana. As sessões foram iniciadas com a lavagem das mãos, uso de tonificante e em seguida a aplicação da técnica de microdermoabrasão através do peeling de diamantes. Ao término da técnica foi aplicada a máscara ultra suavizante e o bloqueador solar. As pacientes foram avaliadas antes do início e após o término do tratamento através de recurso fotográfico e apenas ao fim com a escala de satisfação pessoal. A amostra inicial foi constituída por 20 participantes que atenderam os critérios de inclusão e concordaram em participar do estudo. No decorrer do estudo houve a desistência de cinco voluntárias por motivo de baixa adesão ao tratamento. A média de idade das quinze pacientes é de 57,5 anos. No momento da reavaliação, foi solicitado o preenchimento da escala de satisfação pessoal, sendo obtida uma média de 8,6. Apesar de o estudo ter sido realizado para comprovar os resultados da técnica no tratamento do melasma, não foram observados resultados referentes ao desaparecimento das manchas. Porém, as pacientes relataram melhora significativa em outros aspectos da pele, como: maciez (40%), espessura fina (33,3%), flacidez (20%) e claridade (20%).
Palavras-chave: Melasma
Microdermoabrasão
Peeling de diamantes
Manchas no dorso das mãos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2420
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RESULTADOS DA MICRODERMOABRASÃO NO TRATAMENTO DO MELASMA NO DORSO DAS MÃOS.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)335.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.