EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2412
Tipo: Artigo de Evento
Título: EFEITO DA MASSAGEM LABORAL NO NÍVEL DE ESTRESSE DE ACOMPANHANTES CUIDADORES DE PESSOAS COM CÂNCER
Autor(es): ALVES, Suelen Priscila Ferreira
FERNANDES, Juliana Gomes
BRAZ, Ana Carolina de Athayde Raymundi
SILVA, Monica Angelica Cardoso
ALENCAR, Tatiane Romanini R.
CARDEAL, Adriane de Lima
Abstract: O câncer é uma das doenças mais temidas pela sociedade, seu diagnóstico e tratamento afetam toda a família. O acompanhante da pessoa com câncer enfrenta diversas dificuldades e frequentemente apresentam um alto nível de estresse. A massagem pode ser um dos cuidados recomendados para este acompanhante, pois o relaxamento é um dos seus principais benefícios. Desta forma, estabeleceu-se como objetivo verificar o efeito da massagem laboral no nível de estresse de acompanhante cuidadores de pessoas com câncer e comparar os valores no nível de estresse destas acompanhantes com mães de crianças saudáveis. Participaram da pesquisa 09 acompanhantes frequentadores de uma casa de apoio de Londrina e 6 mães de crianças saudáveis. A Escala de Estresse Percebido e um questionário foram utilizados como instrumentos de pesquisa e a intervenção ocorreu através de 5 e 10 sessões de massagem laboral. Todos os acompanhantes eram mulheres predominantemente mães e relataram como principais dificuldades a aceitação, duração, reações do tratamento e a distância do hospital, também relataram a importância da casa de apoio para amenizar estas dificuldades. Quanto à escala de estresse percebido pode-se perceber uma redução em seus valores após 5 e 10 sessões de massagem laboral e ao comparar estes valores com o de mães de crianças saudáveis verificou-se que são superiores para os acompanhantes. Durante a intervenção foi possível identificar vários pontos de tensão, principalmente na região superior das costas, ombros e braços. Ao final das sessões a massagem laboral foi avaliada positivamente e alguns benefícios como o relaxamento, alívio de dores, aumento da calma, felicidade e diminuição do cansaço foram relatados. Os benefícios da massagem laboral encontrados para esta população neste estudo corroboram com os resultados de outros autores. Deste modo concluiu-se que a massagem laboral pode reduzir o nível de estresse de acompanhantes de pessoas com câncer e contribuir para um relaxamento no mínimo momentâneo. Também pode-se concluir que é necessária a criação de espaços para o cuidado do acompanhante com o objetivo de amenizar o seu sofrimento.
Palavras-chave: Doença
Família
Família
Relaxamento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2412
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITO DA MASSAGEM LABORAL NO NÍVEL DE ESTRESSE DE ACOMPANHANTES CUIDADORES DE PESSOAS COM CÂNCER.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)404.88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.