EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2405
Tipo: Artigo
Título: EFEITO DA MASSAGEM NOS PÉS COM E SEM A ESTIMULAÇÃO DE PONTOS REFLEXOS SOBRE A GLICEMIA E RELAXAMENTO EM DIABÉTICOS TIPO 2 – UMA SÉRIE DE CASOS.
Autor(es): SANTOS, Belinha dos
SILVA, Selma Alves da
PEREIRA, Rafael Mendes
PINTO, Roberta Ramos
Abstract: O diabetes mellitus (DM) é um distúrbio endócrino e pode ser dividido em dois tipos, o DM tipo 1 e o 2, sendo que o último é o mais frequente e por isso foco do presente estudo. Este distúrbio é considerado um problema de saúde mundial, sendo que mais de 150 milhões de adultos no mundo sofrem com as consequências desta doença. A medicina complementar, sendo a reflexologia parte desta medicina, é aderida por alguns pacientes devido a oportunidade de se tratar sem efeitos colaterais, além da possível prevenção das consequências futuras causadas pela doença. Entretanto, ainda falta adesão à medicina complementar e os principais motivos para tanto são os custos e a falta de estudos que comprovam os seus resultados. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito da massagem nos pés com e sem a estimulação dos pontos reflexos sobre a glicemia e ansiedade em pacientes com diabetes tipo 2. Foram tratados quatro pacientes com idade média de 53 anos, com 15 sessões, cinco sessões de reflexologia, cinco sessões com massagem nos pés, e cinco sessões onde o paciente foi colocado na posição de massagem mas ficou em repouso por 50 minutos. As cinco sessões de reflexologia podal, duas vezes por semana foi realizada sempre no mesmo horário, cada sessão com um tempo médio de 50 minutos. Nas outras cinco sessões os pontos reflexos não foram estimulados, apenas foi realizada a massagem nos pés e mais cinco sessões considerada controle, onde o paciente ficou deitado. Ao chegar, os pacientes realizaram o teste glicêmico e foram posicionados na maca, onde deu-se início a sessão. Ao término da sessão foi realizado um novo teste glicêmico para posterior comparação. Também, antes e depois de cada sessão foi perguntado sobre a escala visual análoga (EVA) referente ao relaxamento proporcionado pelas duas técnicas. Nas cinco sessões de repouso só foi feito o teste glicêmico antes e depois. Os resultados referentes à glicemia mostraram que em todas as sessões de massagem nos pés houve redução da glicemia, porém na reflexologia, mesmo tendo redução da glicemia em três das cinco sessões, a redução de maior magnitude (30 mg/dl) aconteceu na terceira sessão de reflexologia. Já na sessão controle, não houve diminuição da glicemia em nenhuma das sessões. Referente à EVA, observou-se melhora do estado de relaxamento na massagem com e sem estímulo nos pontos reflexos, em todas as sessões. Os dados nos permitem concluir que nestes quatro pacientes estudados, os dois tipos de intervenção massoterápica, melhoraram os níveis de glicemia, o que não aconteceu nas sessões controle e que em uma sessão de reflexologia houve uma redução bastante importante da glicemia. Também houve melhora do estado de relaxamento nos dois tipos de intervenção. Sugere-se que este estudo seja aplicado em uma população maior, para verificar se os dados encontrados neste estudo são reproduzidos.
Palavras-chave: Reflexologia
Diabetes tipo 2
Ansiedade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2405
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFEITO DA MASSAGEM NOS PÉS COM E SEM A ESTIMULAÇÃO DE PONTOS REFLEXOS SOBRE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)355.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.