EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2397
Tipo: Artigo de Evento
Título: NÚMERO DE ÓBITOS, COEFICIENTE DE MORTALIDADE, NÚMERO DE INTERNAÇÕES E MÉDIA DE PERMANÊNCIA HOSPITALAR POR DOENÇA DE PARKINSON NO BRASIL, 2003 A 2012
Autor(es): MOREIRA, Felipe Gutierre
FABIANO, Denise Beatriz
MELO, Willian Augusto de
Abstract: A Doença de Parkinson (DP) é definida como uma degeneração progressiva de neurônios na substancia negra dos núcleos da base, acarretando diminuição da dopamina na via nigroestriatal. O diagnóstico da DP é estabelecido a partir de sintomas clínicos, como rigidez muscular, tremor de repouso, bradicinesia e alteração postural. Os dados referentes à epidemiologia da DP são importantes, uma vez que podem fornecer dados quanto à sua ocorrência, etiologia e informações sobre planejamentos na Saúde Pública. OBJETIVOS: Esta pesquisa tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico da Doença de Parkinson no Brasil no período de 2003 a 2012. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, transversal de abordagem quantitativa. Os sujeitos do estudo serão todos os portadores de DP, de ambos os sexos e faixa etária diferentes, registrado no DATASUS no período de 2003 a 2012. Para análise dos dados serão utilizadas frequências absolutas e relativas. RESULTADOS: O estudo apresenta uma prevalência de Doença de Parkinson (DP) do sexo masculino, da faixa etária idosa e da região Sudeste no número de internações hospitalares, média de permanência hospitalar, óbitos e taxa de mortalidade por DP no Brasil. No Brasil a taxa de internações geral por DP é de 5,5/100.000 habitantes. Já o número de internações por DP em pessoas com mais de 60 anos, apresentou uma taxa de 39,4/100.000 idosos.
Palavras-chave: Brasil
Doença de Parkinson
Enfermagem
Epidemiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2397
Data do documento: 3-Nov-2015
Aparece nas coleções:IX EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (03 à 06 de Novembro de 2015)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NÚMERO DE ÓBITOS, COEFICIENTE DE MORTALIDADE, NÚMERO DE INTERNAÇÕES E MÉDIA DE.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Encontro Internacional de Produção Científica (03 a 06 de novembro de 2015)411.98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.