EVENTOS Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARINHO, Amanda Cristina Ferreira-
dc.creatorCORDEIRO, Suzi Maria Nunes-
dc.creatorFERREIRA, Helaine Patrícia-
dc.date.accessioned2019-08-26T13:27:34Z-
dc.date.available2019-08-26T13:27:34Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.isbn978-85-459-1280-4-
dc.identifier.urihttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2159-
dc.description.abstractNo presente trabalho busca-se a compreensão acerca da Teoria Histórico-Cultural elaborada por Lev Semionovich Vygotsky, assim como sua aplicabilidade pedagógica junto aos professores da rede municipal de ensino de uma escola ao norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em identificar as representações sociais de professoras da rede municipal de ensino sobre a teoria vygotskyana, para compreender como é conhecida pelas docentes e como isto repercute em sua atuação. Para tanto, realizamos entrevistas com sete professoras utilizando o questionário sociodemográfico e semiestruturado. As interpretações do segundo questionário foram fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais, a fim de investigarmos como se formam os conhecimentos comuns no cotidiano dos sujeitos, caracterizando a pesquisa como de campo e natureza qualiquantitativa. Além disso, realizamos uma pesquisa bibliográfica das obras de Lev Vygotsky e seus colaboradores para maior entendimento das especificidades de sua teoria. O estudo justifica-se pela necessidade de demonstrarmos a importância do trabalho de Lev Vygotsky para que os (futuros) docentes reflitam sobre o (des)conhecimento do mesmo e como isso implica na maneira de mediar o ensino. Respondemos a seguinte problemática: Quais são as representações sociais dos educadores referente a Teoria Histórico-Cultural? Em nossas análises constatamos que não é possível identificar as representações sociais das professoras entrevistadas, visto que as participantes não possuem conhecimento dos conceitos centrais do sociointeracionismo, além de confirmarmos a hipótese da existência da dicotomia entre teoria e prática que se estabelece após a formação docente, o que torna o trabalho pedagógico vago.pt_BR
dc.languagepor-
dc.publisherUNIVERSIDADE CESUMARpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_BR
dc.subjectVygotskypt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.titleAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA HISTÓRICO-CULTURALpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.publisher.countryBrasil-
dc.publisher.initialsUNICESUMAR-
Aparece nas coleções:IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
amanda_cristina_ferreira_marinho_1.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018)286.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.