Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PÓLOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO DE CASO |
Autor(es): | NEPOMUCENO, Oseias Rodrigues ROCHA, Taíla Graziela Saturnino da MENEGASSI, Cláudia Herrero Martins LADEIRA, Francielli Martins Borges |
Abstract: | Essa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de Gestão do Conhecimento presentes na gestão de polos de apoio presenciais de Educação a Distância. Para tanto, será utilizada como estratégia de pesquisa um estudo de caso em um polo de EaD da cidade de Presidente Prudente (SP). A presente pesquisa caracteriza-se como qualitativa e exploratória e está estruturada em dois momentos: inicialmente será aplicado um questionário de diagnóstico das práticas de GC e, após a análise dos resultados obtidos, será realizada uma entrevista semiestruturada com a direção do polo, com o intuito de verificar quais as dificuldades relacionadas às práticas existentes e quais as práticas de CG ainda não estão presentes no polo e que poderiam ser implementadas. A análise dos dados será realizada conforme o instrumento de coleta de dados utilizado; sendo assim, para o questionário a análise será feita como o próprio instrumento propõe e no caso das entrevistas, serão gravadas com prévia autorização, transcritas e analisadas de acordo com os objetivos específicos a ela relacionados. Os resultados esperados desta pesquisa são uma melhor compreensão da GC e de suas práticas na gestão de polos de EaD e a proposta de melhor aplicação das práticas de GC nos polos, podendo assim contribuir para ampliar a qualidade de gestão nos polos de Educação a Distância. Além disso, espera-se que a identificação e análise dessas práticas possam proporcionar melhores condições de gestão para que as organizações de EaD permaneçam nesse mercado competitivo do qual fazem parte e que obtenham vantagens competitivas sustentáveis, ofertando melhor qualidade de ensino associada com melhores práticas de gestão do conhecimento. Desta forma, essas organizações terão a possibilidade de contribuir para que todos os departamentos estabeleçam competência e dinamismo na execução das práticas de GC e possam inovar e ter flexibilidade para melhor atender o público desse segmento de mercado, que se encontra em grande expansão nos dias atuais e tem potencial de um futuro bastante promissor. |
Palavras-chave: | Gestão do Conhecimento Educação a Distância Práticas de Gestão do Conhecimento |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/2108 |
Data do documento: | 23-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação 2018 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
oseias_rodrigues_nepomuceno_1.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no IX Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica e II Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (23 a 26 de outubro de 2018) | 400.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.