EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1995
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTOS ERGONÔMICOS E AVALIAÇÃO POSTURAL DOS UNIVERSITÁRIOS DURANTE AS AULAS DE INFORMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE CORPORAL
Autor(es): OLIVEIRA, Pâmela Relissa Abreu de
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: A permanência em uma má postura leva a transformações estruturais e por consequência alterações biomecânicas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a postura sentada de universitários usuários de microcomputadores durante as aulas de informática no início e no fim do período da graduação. Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa do tipo observacional. Foram avaliados 96 alunos de cursos de tecnologia de informação, de uma instituição de ensino superior da cidade de Maringá-PR, sendo 48 ingressantes e 48 concluintes. Como instrumento de avaliação foram utilizados um questionário de autoconhecimento sobre postura e um protocolo de avaliação da postura sentada com 4 critérios de avaliação: manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral; sentar-se próximo a mesa; manter o posicionamento neutro da pelve; e sentar-se com os membros inferiores afastados. Com base na pontuação obtida por cada participante da pesquisa, os dados revelaram que 47,91% dos ingressantes (23 casos) e 45,83% dos concluintes (22 casos) não pontuaram em nenhum dos critérios. A pontuação máxima foi registrada em apenas 2,08% dos ingressantes e em nenhum dos concluintes. A baixa pontuação obtida tanto na adoção, como no conhecimento da postura correta mostra a necessidade de medidas urgentes de intervenção na melhora da postura da amostra estudada para prevenção de problemas musculoesqueléticos e consequente promoção da saúde de universitários durante as alunas de informática. Conclui-se ainda que o empoderamento postural é ínfimo e preocupante na população estudada.
Palavras-chave: Ergonomia
Prevenção
Universitários
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1995
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79440.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.