EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1993
Tipo: Artigo
Título: CONHECIMENTO E CONDUTAS DA POPULAÇÃO SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Autor(es): MILAN, Natalia Simeão
LIMA, Muriel Fernanda de
COIMBRA, Jorseli Angela Henriques
OLIVEIRA, Magda Lúcia Felix de
Abstract: O Objetivo da presente pesquisa foi avaliar o conhecimento da população residente no Município de Maringá-PR sobre os sinais e sintomas e condutas frente a um caso suspeito de Acidente Vascular Cerebral (AVC) agudo. Trata-se de um estudo exploratório descritivo, realizado no município em questão, no período de junho a agosto de 2014. A amostra foi de 501 pessoas, sendo a seleção realizada de forma aleatória não intencional, em locais onde a procedência dos mesmos pudesse ser diversificada, com representatividade de todas as classes da população. Os sinais e sintomas do AVC foram reconhecidos por 84% (421) dos participantes, no entanto,9,3% (39) deles não souberam qual a conduta nesta situação, ou seja, chamar o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU). Dos 501 participantes desta pesquisa 46,7% (234) responderam ter tido alguma informação dobre o Acidente Vascular Cerebral. Embora o estudo tenha apresentado um índice aceitável de conhecimento da população sobre a patologia estudada, e a conduta mais imediata de acionamento do socorro, alguns fatores de risco e de convencimento de mudança de hábitos ainda devem ser enfatizados como arma de prevenção em meios de divulgação em massa como por exemplo a mídia.
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Acidente Vascular Cerebral
Enfermagem em Saúde Comunitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1993
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80386.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)191.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.