EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1986
Tipo: Artigo
Título: COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE DNA GENÔMICO DE BIOPSIA TECIDUAL DE FÊMEAS DE CANIS FAMILIARIS COM TUMOR DA GLÂNDULA MAMARIA
Autor(es): ROCHA, Lucas Camillo
SILVA, Stefania Caroline Claudino da
REIS, Marcela Funaki dos
Abstract: Este estudo tem como objetivo comparar métodos de extração de DNA genômico de biópsia tecidual de fêmeas de Canis familiaris com tumor da glândula mamária. Para tanto serão testados os métodos de extração com Trizol®, extração com NaCl acompanhada de digestão de proteínase K e extração orgânica com fenol-clorofórmio. Os produtos de extração serão quantificados em eletroforese em gel de agarose e a pureza e integridade avaliada em espectrofotômetro. Para analisar a qualidade da amplificação dos produtos de extração será realizada a reação em cadeia da polimerase seguida de eletroforese em gel de agarose utilizando Ladder (100pb), controle negativo e a βactina como controle positivo. Estas variáveis serão analisadas por ANOVA e teste de Tukey (p >0.05). É esperado que este estudo permita o estabelecimento de uma técnica de extração de DNA tumor de glândula mamária padrão para uso posterior no estudo da biologia e genética deste tipo de tumor. Nesse sentido, é esperado o estabelecimento de uma técnica padrão de baixo custo, facilidade de excussão e que forneça produtos de extração em quantidade, pureza e integridade suficientes para análises posteriores.
Palavras-chave: Cães
Eletrofores
Reação em Cadeia da Polimerase
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1986
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80000.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)195.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.