EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1984
Tipo: Artigo de Evento
Título: AVALIAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR EM MULHERES IDOSAS ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA ESCOLA
Autor(es): AQUINO, Magda Pires Corrêa Rivabene
BENNEMANN, Rose Mari
Abstract: A pesquisa teve como objetivo avaliar o risco para doenças cardiovasculares de mulheres idosas atendidas em uma clínica escola. Para tanto, foi realizado um estudo transversal, quantitativo, retrospectivo e com a utilização de dados secundários. Foram consultadas as fichas de atendimento (prontuários) de mulheres idosas (idade ≥ 60 anos), que procuraram atendimento na clínica escola, no período de fevereiro de 2014 a dezembro de 2015. O risco para doenças cardiovasculares foi avaliado por meio da medida da circunferência da cintura. O risco cardiovascular foi determinado de acordo com os valores propostos pela OMS (2000). Foram analisados 22 prontuários de mulheres idosas entre 60 e 77 anos. As mulheres que se encontram na faixa dos 60 aos 69 anos de idade foram as que mais procuraram atendimento nutricional. A avaliação do risco cardiovascular mostrou que 81,82% das mulheres idosas estudadas apresentaram risco aumentado para doenças cardiovasculares. Conclui-se com a pesquisa que outros estudos precisam ser realizados, para que com outros parâmetros se possam determinar com exatidão o real risco de saúde dessas idosas.
Palavras-chave: Circunferência cintura
Doenças Cardiovasculares
Envelhecimento
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1984
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79582.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.