EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1982
Tipo: Artigo
Título: CARACTERIZAÇÃO DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PELO SAMU EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): OLIVEIRA, Nathalia Jacob de
BERGAMIN, Lícia Kawana Tabalipa
SILVA, Juliana Dalcin Donini
Abstract: O Serviço de atendimento Móvel às Urgências faz parte da Rede de Atenção as Urgências e Emergências, e tem por objetivos chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de qualquer natureza. Conhecer as características desses atendimentos permite que os gestores realizem ações de melhoria do serviço. Assim, o objetivo da presente pesquisa foi caracterizar os atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel à Urgência em um município localizado no Noroeste do Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na sede do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência do município de Sarandi, localizado no Noroeste do Paraná. Foram coletados dados de 1987 fichas de atendimento referente aos meses de janeiro, fevereiro e março de 2014 a 2017. A coleta dos dados se deu nos meses de março a julho de 2017, sendo organizados em planilha do Microsoft Excel 2013, sendo posteriormente tabulados, analisados e discutidos a luz de estudos realizados sobre o tema. Foram realizados 2611 atendimentos no período estudado, sendo desconsideradas as fichas com dados incompletos e menores de 18 anos. Prevaleceram os atendimentos de causa neurológica e do sexo feminino. Observou-se que grande parte dos atendimentos realizados pela unidade móvel são desnecessários, pois poderiam ser atendidos em unidades básicas de saúde, visto que a causa não era de urgência e emergência. Diante disso, faz-se necessário realizar ações educativas com a comunidade a fim de minimizar os atendimentos desnecessários e impróprios por esse serviço.
Palavras-chave: Epidemiologia
atendimento de urgência
Assistência Pré-Hospitalar
gestão em saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1982
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79852.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)174.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.