EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1978
Tipo: Artigo
Título: CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DOS ACIDENTES ENVOLVENDO MOTOCICLISTAS EM UMA CIDADE DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): GAVIOLI, Aroldo
Figueiredo, Rubia Mendes
MARANGONI, Sônia Regina
LIVEIRA, Magda Lúcia Félix de
Abstract: Os acidentes e causas externas são a primeira causa de morte entre jovens e se constituem um grave problema de saúde pública. Objetivou-se analisar o perfil epidemiológico dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas atendidos em um Serviço de Atendimento Médico de Urgência de município de médio porte do estado do Paraná, no ano de 2016. Trata-se de um estudo transversal realizado nas fichas de atendimento de urgência pelo período de um ano, utilizou-se análise estatística descritiva. Observou-se maioria dos acidentados do sexo masculino (76,3%), com idade na faixa dos 21 a 30 anos (40,9%), ocorridos no período do fim da tarde, entre 15 e 19 h (29,5%), sendo as colisões com outros veículos o tipo mais frequente de acidente (80,6%). No período em estudo observaram-se 15 óbitos, com um coeficiente de mortalidade de 34 mortes para mil acidentes. Entre os fatores contributivos, 2,7% foi relacionado ao uso de drogas de abuso. Os acidentes apresentaram um padrão sazonal e foram mais frequentes nos meses de abril, julho e outubro. Os acidentados eram em sua maioria de adultos jovens do sexo masculino, com um coeficiente de mortalidade elevado, sendo os acidentes mais frequentes no período do fim da tarde, coincidindo com o horário de saída do trabalho e com um padrão de sazonalidade que demonstrou maior número de acidentes nos meses de abril, julho e outubro do ano em estudo.
Palavras-chave: Acidentes de trânsito
Causas externas
Enfermagem
Epidemiologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1978
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80043.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.