EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1972
Tipo: Artigo
Título: BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA E TECNOLOGIA ASSISTIVA: ABORDAGEM DOS RECURSOS NA AVALIAÇÃO MÉDICO PERICIAL E SOCIAL
Autor(es): KOHATSU, Giovanna Lyka
MARIANO, Ederson Fernando
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
MASSUDA, Ely
Abstract: O BPC é um benefício com recurso monetário de um salário mínimo direcionado aos idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que possuem uma renda mensal familiar bruta abaixo de ¹/ 4 de um salário mínimo. Os idosos devem comprovar a sua idade e sua renda para garantir o benefício, enquanto as pessoas com deficiência devem, além de comprovar a renda, passar por uma avaliação pericial médico social que aborda diversos fatores que implicam na sua rotina, dentre eles o uso da tecnologia assistiva, um recurso indispensável para a sua equidade e inclusão social. Diante disso, o objetivo deste estudo foi analisar o questionário de Avaliação Médico-Pericial e Social, utilizado para avaliar a deficiência do requerente ao BPC, com abordagem das tecnologias assistivas. Foi um estudo documental dos questionários de Avaliação Médico Pericial e Assistencial para analisar a presença da tecnologia assistiva. Verificou-se que não há um item específico que aborde a tecnologia assistiva, ela está presente com outros tipos de tecnologia ou implícito em alguns itens como na aprendizagem. Conclui-se que há uma inconsistência na abordagem do uso de tecnologia assistiva nos questionários, visto que, este tipo de recurso é indispensável às pessoas com deficiência para sua equidade e inclusão social. PALAVRAS-CHAVE:
Palavras-chave: Equidade
inclusão social
pessoas com deficiência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1972
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79508.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.