EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1968
Tipo: Artigo
Título: AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE PACIENTES ONCOLÓGICOS AMBULATORAIS
Autor(es): PEREIRA, Antonio Augusto Claudio
SOUZA, Gustavo Henrique Gandolfo
ZAIA, Rebecca Dias
FERRARI, Ariana
AMARAL, Valéria do
Abstract: Estados de desnutrição estão presentes em muitos pacientes oncológicos, relacionando-os a maiores riscos de infecções e pior resposta aos tratamentos, desfavorecendo o prognóstico. O objetivo da presente pesquisa será avaliar o perfil nutricional de pacientes oncológicos ambulatoriais. Estudo exploratório, prospectivo, seccional, de delineamento transversal e abordagem quali-quantitativa. Participarão cerca de 250 portadores de neoplasia, de ambos os sexos, idade entre 18 e 75 anos, e vinculados ao Departamento de Oncologia do Hospital Santa Rita, Maringá, Paraná. Testes de avaliação antropométrica e nutricional, bem como instrumentos semiestruturados para avaliação de aspectos psicológicos e sociodemográficos serão aplicados aos participantes do estudo. A análise dos dados dar-se-á através de testes estatísticos (T-student ou Mann-Whitney) de acordo com as variáveis obtidas. Por meio dos resultados, espera-se identificar o perfil dos pacientes que ingressam ao serviço ambulatorial de oncologia para avaliação diagnóstica e conduta; ademais, estabelecer relações entre o diagnóstico topográfico, seu estadiamento, e o estado nutricional dos doentes.
Palavras-chave: Avaliação Nutricional
Oncologia
Pacientes Ambulatoriais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1968
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80359.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.