EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1967
Tipo: Artigo
Título: DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS EM IDOSOS NO CONTEXTO DA INTERNAÇÃO HOSPITALAR EM UM MUNICÍPIO DO NOROESTE DO PARANÁ
Autor(es): SARTORI, Amanda Caroline
TEIXEIRA, Estela Rossetti
KOHATSU, Giovanna Lyka
SANTOS, Lorena Laira Morais dos
BAPTISTA, Vanessa Jaqueline
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: A pesquisa teve como objetivo, analisar as internações hospitalares por doenças infecciosas e parasitárias em idosos, em um município situado no noroeste do Paraná. Para isto, foi realizado um estudo descritivo, de recorte transversal, onde os dados foram obtidos através do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, coletados no mês de março de 2017, referentes aos dados de janeiro de 2010 a dezembro de 2016, abrangendo idosos com mais de 60 anos. A variável analisada foi o número de internação hospitalar segundo o Código Internacional de Doenças (CID-10), referente ao Capítulo I, relacionado às doenças infecciosas e parasitárias. Os dados foram tabulados e analisados através do programa Excel da Microsoft 2010, e foram apresentados por meio de estatística descritiva. Deste modo, identificou-se 4.332 internações hospitalares de idosos, por doenças infecciosas e parasitárias, entre o período considerado na pesquisa, ademais, houve oscilação do número de internações de um ano para o outro, entretanto, o ano com maior número de internações foi em 2015 e o ano com menor número de internações foi em 2011. Conclui-se que foi possível observar os números de internações por doenças infecciosas e parasitárias, em idosos no período de 2010 a 2016, em um município situado no noroeste do Paraná, e isto reforça a necessidade de ações de promoção da saúde e de educação em saúde desta população, a fim de melhorar a qualidade de vida dos idosos, diminuir as internações hospitalares por doenças infecciosas e parasitárias e reduzir os custos financeiros à saúde pública.
Palavras-chave: Promoção da saúde
Saúde do idosos
Saúde pública
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1967
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79636.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)180.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.