EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1941
Tipo: Artigo
Título: EFICÁCIA DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO NA DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
Autor(es): RIBEIRO, Heloisa Tortola
PISSINATI, Gabriela
WITTIG, Daniela Saldanha
Abstract: As Disfunções Temporomandibulares (DTM) envolvem múltiplos problemas clínicos com altos índices de prevalência na população, quadro este que compõe um grande desafio à saúde pública no Brasil e no Mundo. Com o objetivo da melhora dos sintomas, principalmente em quadros de crises dolorosas é que a Fisioterapia atua, por meio de seus recursos e métodos. Sob este panorama, é que o presente estudo pretende comprovar por meio da análise de dados, a eficácia do tratamento fisioterapêutico, envolvendo seus diversos recursos e atuações, em quadros já instalados de Disfunção Temporomandibular (DTM). Para tanto, serão colhidos os dados de 30 fichas de avaliações fisioterapêuticas, suas evoluções, bem como avaliações e conclusões finais, de indivíduos com DTM que buscaram tratamento na ClínicaEscola de Fisioterapia do Unicesumar, entre os anos de 2013 a 2017, independente do sexo. Para inclusão nesta pesquisa, as fichas analisadas deverão conter os dados pessoais, avaliação, questionários e reavaliação após a conclusão de 10 sessões de tratamento. Serão analisados três questionários aplicados na época dos atendimentos, sendo eles a Escala Analógica Visual (EVA), McGill e WHOQOL abreviado. Os dados serão analisados através do software MICROSOFT EXCEL, versão 2013, obtendo os números absolutos e percentuais e serão demonstrados através de gráficos e/ou tabelas. Os dados serão analisados estatisticamente, utilizando o nível de significância de 5%.
Palavras-chave: Articulação temporomandibular
análise clínica
fisioterapia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1941
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79618.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.