EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1932
Tipo: Artigo
Título: EFEITOS DE UM PROGRAMA MULTIPROFISSIONAL DE TRATAMENTO DA OBESIDADE NA COMPOSIÇÃO CORPORAL DE ADOLESCENTES CONFORME O ESTÁGIO DE PRONTIDÃO PARA MUDANÇA DE COMPORTAMENTO ALIMENTAR
Autor(es): BOLOGNESE, Marciele Alves
BRANCO, Braulio Henrique Magnani
MARQUES, Deborah Cristina de Souza
SIMÕES, Caroline Ferraz
GARCIA, Natália Caroline Baldino
NARDO JUNIOR, Nelson
Abstract: Analisar os efeitos de um Programa Multiprofissional de Tratamento da Obesidade (PMTO) na composição corporal de adolescentes de acordo com os Estágios de Prontidão para Mudança de Comportamento (EPMC) alimentar. Foram avaliados 83 adolescentes com faixa etária entre 15 a 18 anos, participantes de um PMTO de 16 semanas. As avaliações incluíram, além da composição corporal, os EPMC através do questionário Stage Of Change (SOC). Os sujeitos foram alocados em dois grupos de acordo com a classificação dos EPMC, sendo o Grupo 1 referente aos ingressantes sem prontidão para mudança e o Grupo 2 os com prontidão para mudança de comportamento. O PMTO resultou em melhorias na composição corporal tanto para os adolescentes ingressantes classificados como sem prontidão para mudança de comportamento alimentar, quanto para os que ingressaram com prontidão. Por fim, se evidenciou que os adolescentes que apresentaram prontidão para mudança de comportamento alimentar denotaram melhores respostas nas diferentes avaliações da composição corporal.
Palavras-chave: Doenças crônicas não transmissíveis
Gordura corporal
Terapia cognitivo-comportamental
Nutrição humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1932
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79981.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)184.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.