EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1909
Tipo: Artigo
Título: ESTILO DE VIDA E CONSUMO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS ENTRE ESTUDANTES DE MEDICINA
Autor(es): TOMIYOSHI, Ana Carolina
BÜHRER, Bruna Elisa
NISHIDA, Fernanda
FURTADO, Marcela Demitto
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi avaliar o estilo de vida e estimar a prevalência do consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre estudantes de medicina de uma Instituição de Maringá, Paraná. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, exploratório realizado com universitários do primeiro ao sexto ano do curso de medicina. A coleta de dados iniciou em junho de 2017 e seu término estava previsto para agosto. Foi utilizado um instrumento autoaplicável denominado “Questionário de Estilo de Vida Fantástico”, o qual é composto por 25 questões objetivas. Como critério de inclusão foi selecionado todos os estudantes de medicina da instituição pesquisada. Os critérios de exclusão adotados foram: estudantes menores de 18 anos e aqueles que não estivessem presentes no dia da coleta. Após a coleta, os dados foram transcritos para planilha eletrônica e estão sendo analisados utilizando-se estatística inferencial. Participaram da pesquisa 576 acadêmicos de medicina e até o momento foi possível observar que a maioria dos alunos possui entre 21 e 25 anos, é do sexo feminino, de cor/raça branca, solteiro, estudou em escola privada no ensino médio e no momento mora sozinho. Apenas 7,47% dos estudantes são da sexta série do curso, enquanto 26,91% são da primeira. Em relação à escolaridade do pai e da mãe, verificou-se que 73,61% e 83,68% estudaram por 12 ou mais anos, respectivamente. Foi identificado ainda que 28,65% dos estudantes de medicina possuem diagnóstico de depressão ou outra doença psiquiátrica, 26,56% fazem uso de medicamentos psiquiátricos e 55,38% apontaram diagnóstico de depressão na família. Os dados referentes ao estilo de vida dos alunos ainda estão sendo analisados; o que se observou é que quanto ao hábito de fumar, 68% dos estudantes referiram não ter fumado nenhum cigarro no ano passado, enquanto 2% e 7% fumam mais de 10 e de 1 a 10 cigarros por dia, respectivamente. Ainda, 21% dos estudantes apontaram que algumas vezes usam drogas como maconha e cocaína. Em relação à satisfação com a atividade acadêmica (trabalho), verificou-se que 36% dos alunos apresentam relativa frequência, enquanto 32% se mostram quase sempre satisfeitos. Pretende-se, a partir desse estudo, propor medidas de intervenção no intuito de promover a saúde desse grupo. O tempo de permanência na graduação pode ter influência sobre o estilo de vida e consumo de álcool, tabaco e outras drogas entre os universitários pesquisados.
Palavras-chave: Educação Superior
Estilo de vida
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1909
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80003.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)177.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.