EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1905
Tipo: Artigo
Título: EQUILÍBRIO E CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA E SUA RELAÇÃO COM RISCO DE QUEDAS
Autor(es): SANTOS, Natália Quevedo dos
BIANCHI, Adriane Behring
ANTUNES, Mateus
BERTOLINI, Sônia Maria Marques Gomes
Abstract: Este estudo teve como objetivo comparar equilíbrio e capacidade funcional, verificando a agilidade, o risco de quedas e o nível de atividade física de idosos praticantes (GP) e não praticantes de atividades físicas (GNP). Foram avaliados 50 idosos por meio do pedômetro e dos questionários IPAQ, Morse FallScal, Escala de Berg e Índice de Katz. Os dados coletados foram tabulados no Programa Excel 2013 e posteriormente analisados no programa estatístico SPSS 24.0 (Statistical Package for the Social Sciences). Tanto no GP como no GNP não foram encontrados casos de idosos com risco de queda por apresentarem um déficit de equilíbrio, apesar de 45% dos idosos do GNP terem sido classificados como irregularmente ativos ou sedentários. Quanto à capacidade funcional, a maioria em ambos os grupos foi considerada independente. Conclui-se que na amostra estuda não existem diferenças em relação ao equilíbrio e a capacidade funcional entre idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas.
Palavras-chave: Envelhecimento
Controle Postural
Exercício físico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1905
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79556.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.