EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1903
Tipo: Artigo
Título: EPIDEMIOLOGIA DAS CORREÇÕES DE HÉRNIAS DA PAREDE ABDOMINAL REALIZADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autor(es): ISHIKAWA, Beatriz Hiromi
POLAQUINI, Guilherme Augusto
MURAD, Ivan
Abstract: Hérnias são protusões através de um orifício congênito ou adquirido da cobertura músculo aponeurótica do abdome, com conteúdo visceral da cavidade. Elas causam dor e têm prevalência maior na população adulta e no sexo masculino. São corrigidas por herniorrafias ou hernioplastias. Com o objetivo de resgatar a casuística do serviço de hérnias da parede abdominal, identificaram-se as operações cirúrgicas realizadas no Hospital Universitário Regional de Maringá (HRUM). Levando em consideração o período entre janeiro de 2001 e dezembro de 2015, foram analisados os prontuários de um banco de dados padronizados, pertencente ao próprio Hospital. O presente estudo procurou avaliar os dados em números absolutos e percentuais. Quanto aos tipos de hérnias abdominais, seguiu-se conforme a classificação em: inguinais, incisionais, umbilicais, epigástricas e outras (femorais, mistas e complicadas – aquelas após procedimentos de colostomias, peritoniostomias e abdominoplastias). No período referente, foram conduzidas 942 cirurgias de hérnia, eletivas ou urgenciais, sendo: 642 inguinais, 112 incisionais, 71 umbilicais, 60 epigástricas e outras 53. Do total de operações, aplicou-se tela em 411 (43,63%) e corrigidas sem tela em 531 (56,37%), utilizando as técnicas de Lichtenstein e de Bassini ou McVay, respectivamente, para as correções de hérnias inguinais. O grupo etário com maior frequência de realização das cirurgias foi de 46 a 60 anos. Quanto ao gênero, 73,35% dos casos ocorreram em pacientes masculinos e 26,65% nos femininos. O volume de cirurgias realizado foi um importante serviço prestado à comunidade pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá, proporcionando dados relevantes para futuras pesquisas e publicações.
Palavras-chave: Estudo
Herniorrafias
Pacientes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1903
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80105.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)936.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.