EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1885
Tipo: Artigo
Título: GRUPO DE PAIS DE SUJEITOS COM SÍNDROME DE DOWN: É POSSÍVEL A INTERFACE COM A CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA?
Autor(es): ORFRINI, Amanda Carolina
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo identificar como os pais de sujeitos com síndrome de Down percebem e encorajam seus filhos na resolução de situações impostas pelo cotidiano e qual a importância do convívio com outras famílias para o sucesso do processo terapêutico fonoaudiológico. É um estudo de campo, exploratório de abordagem qualiquantitativa, que será realizado com famílias que frequentam assiduamente o grupo de pais do Projeto de Pesquisa e Extensão: Grupo Interacional de Sujeitos com Síndrome de Down. Os participantes responderão a um questionário fechado contendo vinte questões. Os dados coletados passarão pela análise descritiva através do software Microsoft Office Excel da marca Microsoft. Espera-se identificar como os pais de sujeitos com síndrome de Down percebem as questões de linguagem manifestadas pelos filhos e como os incentivam a resolver situações problemáticas do cotidiano inspirando-se na similaridade das experiências anteriores de outras famílias reveladas no convívio de grupo. Que os participantes do estudo tenham percepções positivas sobre suas participações no grupo de pais, que consigam identificar a importância do convívio com outras famílias, valorizando a troca de experiências, categorizando-a como constituinte do sucesso do processo terapêutico fonoaudiológico.
Palavras-chave: Fonoaudiologia
Grupo de pais
Linguagem
Síndrome de Down
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1885
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79699.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)177.63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.