EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1873
Tipo: Artigo de Evento
Título: A CORRELAÇÃO ENTRE FUNÇÃO COGNITIVA E O SENTIDO DA VIDA EM PESSOAS COM FIBROMIALGIA
Autor(es): ACENCIO, Nathan Ferreira
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
ACENCIO, Fábio Ricardo
Abstract: Este estudo tem como objetivo correlacionar a função cognitiva e o sentido da vida em pessoas idosas que sejam portadora de fibromialgia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta para o Brasil que em 2030 a população idosa será superior a 60 milhões de indivíduos. Dentro deste contexto considera-se que os idosos ativos também estarão número elevado e um programa de promoção da saúde para esta população pode influenciar positivamente na vida útil desta população com fibromialgia e idosa. Este estudo caracteriza-se como descritivo e correlacional de caráter transversal. Os participantes serão mulheres frequentadoras do grupo de apoio a pessoas com fibromialgia. Os dados serão coletados por meio do Questionário de Sentido da Vida (QSV) e o teste Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Espera-se que com esse estudo seja possível identificar a influência e as ações que a função cognitiva e o sentido da vida exercem na promoção da saúde, no prolongamento da vida útil e suas influências em pessoas com fibromialgia, além disso, espera-se entender e identificar a correlação entre função cognitiva e sentido da vida.
Palavras-chave: Cognição
Promoção da Saúde
Dor Muscular
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1873
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80283.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.