EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1869
Tipo: Artigo
Título: FATORES DE RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS EM MULHERES ATENDIDAS EM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DE MARINGÁ – PR
Autor(es): GONÇALVES, Ana Carolina Caputi Rodolfo
KAWATA, Alexia Satiko
CARVALHO, Isabelle Zanquetta
Abstract: O objetivo da presente pesquisa é identificar os fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis em mulheres. Trata-se de um estudo transversal de caráter quantitativo com coleta de dados secundários. Serão avaliados os prontuários de mulheres com idade igual ou superior a 19 anos, atendidas em um ambulatório escola de Nutrição da cidade de Maringá – PR, no período de 2015 a 2017. Para a coleta de dados serão utilizadas informações contidas nos prontuários de atendimento nutricional. O Projeto de Pesquisa será encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Após aprovação a coleta de dados será realizada. Serão estudadas algumas variáveis, entre elas: peso e altura (utilizadas para o cálculo do Índice de Massa Corpórea: peso (kg) /estatura (m)2, para então se detectar o estado nutricional segundo os pontos de corte estabelecidos pela OMS, 1997)), consumo alimentar (avaliar o consumo de alimentos considerados de risco para as DCNT), circunferência abdominal (para avaliar o risco de doenças metabólicas (WHO, 1998)). Para análise estatística as informações obtidas serão tabuladas, através de análise descritiva (média e desvio padrão) e teste de Mann-Whitney para as variáveis contínuas, e análise bruta, mediante teste de qui-quadrado e Exato de Fischer, quando aplicável, a fim de verificar a associação entre as características selecionadas da população do estudo. Espera-se encontrar um alto percentual de consumo de alimentos de risco para DCNT, assim como elevado percentual de mulheres com valores altos de IMC e risco para doenças metabólicas.
Palavras-chave: Antropometria
Consumo Alimentar
Estilo de Vida
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1869
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79675.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)173.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.