EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1860
Tipo: Artigo
Título: EXCESSO DE PESO EM ADOLESCENTES MATRICULADOS NA REDE PRIVADA DE PONTA GROSSA - PARANÁ
Autor(es): SALVADOR, Drielly Lima Valle Folha
SANTOS, Adelaine Ellis Carbonar dos
FERNANDES, Carlos Alexandre Molena
SILVA, Paloma Luana de Azevedo Ramos da
Abstract: Objetivo: identificar a prevalência de excesso de peso (sobrepeso e obesidade) em adolescentes escolares de uma escola privada no município de Ponta Grossa, Paraná. Materiais e métodos: foram avaliados 60 adolescentes, de ambos os sexos, matriculados no ensino médio regular de uma escola privada da referida cidade, por meio de questionário e da antropometria. Para a classificação do estado nutricional utilizou-se o Índice de Massa Corporal (IMC). Os dados foram organizados e analisados em planilha do programa Statistical Package for a Social Science (SPSS) 20.0. Resultados: Do total dos participantes da pesquisa, 58% (35) eram do sexo feminino, 31% (19) estavam acima do peso para a idade e destes, 10% (6) estavam obesos. Valores de massa corporal foram significativamente maiores entre o sexo masculino. Foi identificada elevada prevalência de excesso de peso entre os adolescentes da escola analisada. Os resultados encontrados foram elevados e reforçam a necessidade de vigilância em prevenção e proteção à saúde dos adolescentes no combate à obesidade.
Palavras-chave: Adolescência
Obesidade
Saúde Coletiva
Saúde da Criança
Sobrepeso
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1860
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80419.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)192.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.