EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1853
Tipo: Artigo
Título: LATANOPROSTA NO TRATAMENTO DA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA
Autor(es): ABREU, Lívia Maria de
BORNIA, Elaine Campana Sanches
Abstract: O objetivo do trabalho é verificar, através de levantamento dos dados descritos pela literatura, o mecanismo pelo qual a latanoprosta atua no crescimento capilar, bem como determinar as concentrações e o tempo de uso descrito como eficazes no controle da alopecia androgenética. A latanoprosta é um análogo da prostaglandina F2α (PGF2α) a qual é utilizada no tratamento do glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular. A utilização da latanoprosta como agente anti-glaucomatoso pode estar relacionada com o aparecimento de alguns efeitos colaterais como aumento da espessura e comprimento dos cílios, crescimento de novos cílios, entre outros efeitos. Apenas dois agentes terapêuticos foram aprovados até agora pela Federal Drug Administration e pela Agência de Medicamentos para o tratamento da alopécia androgenética, a finasterida oral (homens) e minoxidil tópico (mulheres e homens), porém têm eficácia limitada e podem envolver vários efeitos adversos que restringem o uso. Resultados obtidos nos artigos estudados, demonstram que o Latanoprosta é eficaz em produzir crescimento capilar nas doses de 0,005% a 0,05%, também foi verificado que a aplicação tópica da latanoprosta em caudas de macacos com alopecia nas doses de 50 μg/ml e 500 μg/ml, induziu um aumento dose dependente no crescimento capilar. A aplicação tópica da latanoprosta 0,1% em jovens voluntários com alopecia androgenética, demonstrou que após 24 semanas de tratamento houve crescimento e pigmentação capilar. Nesse sentido, a utilização tópica da latanoprosta vem se destacando como um promissor agente capaz de contribuir para o crescimento capilar em alguns casos de alopecia, principalmente na androgenética.
Palavras-chave: alopecia
análogo de prostaglandina F2α
crescimento capilar
calvície
latanoprosta
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1853
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80081.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.