EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1851
Tipo: Artigo
Título: INTERNAÇÃO POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NO ESTADO DO PARANÁ: CONDIÇÃO SENSÍVEL À ATENÇÃO PRIMÁRIA
Autor(es): COSTA, Brendo Rodrigues
NATI, Vitoria Hibary
CARDOSO, Isabella de Mello
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: O presente estudo teve como objetivo analisar o comportamento dos coeficientes de hospitalização por Infarto Agudo do Miocárdio em adultos e idosos residentes no estado do Paraná, Brasil, no período de 2001-2012, e discutir sua relação com a atenção primaria à Saúde. Estudo ecológico de séries históricas, utilizando-se dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde, para cálculo dos coeficientes de internações anuais por infarto agudo segundo sexo, na faixa etária de 20 a 80 ou mais anos no período entre 2001 e 2012. Utilizou-se análise descritiva por meio de gráficos e tabelas. Durante o período em estudo, verificou-se aumento na variação percentual dos coeficientes de hospitalização por infarto em residentes do Paraná em ambos os sexos e segundo faixas etárias. Ademais, verificaram-se maiores coeficientes nas idades mais longínquas, e que estes são mais expressivos em homens em quase todas as faixas etárias, exceto na de 30 a 39 anos em que as taxas foram maiores em mulheres. Com esses resultados, vê-se que, apesar de o infarto ter como fatores de risco condições sensíveis a atenção primaria, a elevação das taxas de hospitalização por infarto em ambos os sexos e em todas as faixas etárias evidencia a importância da abordagem direta à população, busca ativa de pessoas com condições sabidamente favorecedoras do infarto com consequente hospitalização.
Palavras-chave: Avaliação em Saúde
Condições Cardiovasculares
Distribuição Temporal
Hospitalização
Infarto Agudo do Miocárdio
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1851
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80369.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)179.06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.