EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1845
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA IRRIGAÇÃO SÔNICA E ULTRASSÔNICA NA REMOÇÃO DE HIDRÓXIDO DE CÁLCIO INTRACANAL
Autor(es): MARTINEZ, Isabela Costa
NERYS, Lucas
VICTORINO, Fausto Rodrigo
Abstract: O objetivo do presente estudo é avaliar a limpeza da parede dentária após uso de pasta de hidróxido de cálcio preparada com óleo de melaleuca como medicação intracanal. Serão utilizados trinta dentes humanos unirradiculares os quase serão instrumentados com o sistema PROTAPER e divididos em grupos com 10 espécimes cada de acordo com a medicação intracanal utilizada: Grupo 1- hidróxido de cálcio associado ao propilenogligol; Grupo 2- hidróxido de cálcio associado ao óleo de melaleuca e Grupo 3- sem medicação. A medicação será introduzida nos canais radiculares com espiral lentulo. Após sete dias os medicamentos serão removidos com agitação ultrassônica com inserto Irrisonic (HELSE). Para a análise, as coroas dos dentes serão removidas e as raízes clivadas usando um martelo e um cinzel e o terço médio das paredes do canal radicular examinadas com um microscópio eletrônico de varredura. Com auxílio do software ImageJ serão contabilizados os túbulos dentinários abertos. Para análise estatística, será aplicado o teste ANOVA, seguido do teste de Tukey, com índice de significância de 5%. Espera-se, por meio deste estudo, verificar se o óleo de melaleuca utilizado como veículo para o preparo da pasta de hidróxido de cálcio, como medicação intracanal, interfere na sujidade dos canais radiculares.
Palavras-chave: Canal radicular
Endodontia
Óleo de melaleuca
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1845
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79664.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)167.91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.