EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1837
Tipo: Artigo
Título: IMPLICAÇÕES DA UTILIZAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA PREVENÇÃO DE DEFORMIDADES E GANHO DE FORÇA EM PACIENTES COM ARTERITE DE TAKAYASU: ESTUDO DE CASO
Autor(es): MARINO, Wanessa Camila
ANTUNES, Mateus
BENEDETI, Marcia Regina
Abstract: A Arterite de Takayasu é uma doença inflamatória crônica, idiopática que acomete principalmente a aorta e seus ramos principais, trata-se de uma doença rara com incidência maior em mulheres, a doença tem início geralmente entre 15 e 25 anos. As manifestações clinicas são variadas, sendo que na fase inicial pode apresentar: fadiga, febre, mal-estar, dores articulares, entre outras. Em uma segunda fase se encontra presente manifestações vascular representada pela claudicação de membros, mais evidente em membros superiores, ausência ou diminuição de pulso. O objetivo deste trabalho será verificar a eficácia e a importância do tratamento fisioterapêutico em uma paciente portadora de Arterite de Takayasu, proporcionando uma melhora na qualidade de vida do mesmo. Será realizada uma avaliação criteriosa tendo a coleta de dados de identificação através da anamnese, em seguida a aplicação do questionário SF-36, que tem por objetivo avaliar a qualidade de vida, a partir disso teremos o conhecimento dos aspectos físicos como: capacidade funcional, dor, vitalidade, e aspecto de saúde emocional, utilizando a escala analógica da dor o EVA, da qual é mensurada a intensidade da dor do paciente. As atividades propostas terão por objetivo, alongamento e fortalecimento da musculatura e controle da respiração, para isso serão aplicados exercícios isotônicos para fortalecimento, alongamentos ativos para a melhora da flexibilidade muscular prevenindo então deformidades e exercícios respiratórios. A escassez de estudos sobre Arterite de Takayasu voltada ao tratamento busca demostrar a importância da fisioterapia na melhora do quadro álgico de dor e dando uma qualidade de vida a pessoa acometida.
Palavras-chave: Arterite de Takayasu
Reabilitação
Vasculite
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1837
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80148.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)164.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.