EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1836
Tipo: Artigo
Título: IDOSOS E DOENÇAS CARDIOVASCULARES: REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO PARA A REDUÇÃO DOS FATORES DE RISCO
Autor(es): OYAKAWA, Marco Aurélio Martines
REHME, André Mainardes
VIOTTO, Caroline Tayná
GREMASCHI, Isabela Caroline
GRAVENA, Angela Andréia França
RISSARDO, Leidyani Karina
Abstract: Doenças coronarianas apresentam-se como uma das principais causas de mortalidade na população idosa, sendo também umas das principais doenças que acarretam limitação da autonomia e independência desta parcela populacional. Fatores como má alimentação, obesidade, sedentarismo, uso irregular da medicação e depressão favorecem o desenvolvimento e as complicações das doenças cardiovasculares. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo realizar um plano de ação para a redução dos fatores de risco ao agravamento das doenças cardiovasculares em idosos participantes do grupo HIPERDIA da unidade básica de saúde Industrial, localizada no Município de Maringá, Paraná, Brasil. Os dados gerais foram levantados e, a partir disso, identificou a necessidade de um plano terapêutico singular, visto que, a priori a ação estava pautada em uma intervenção grupal. Para a realização do plano, estão sendo levantadas as necessidades de saúde dos idosos para os fatores de risco ao agravamento das doenças cardiovasculares, utilizando questionários como o SF-36, EDG-15 e o Mini Mental Test, além de outro questionário, elaborado pelos próprios autores, para verificar os hábitos de vida que possam interferir negativamente nas doenças. Espera-se que ocorra adesão e eficácia com as ações planejadas e que a qualidade de vida dos pacientes seja impactada positivamente.
Palavras-chave: Doenças coronarianas
Educação em saúde
Envelhecimento
Hipertensão
Promoção da saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1836
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80161.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)176.44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.