EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1830
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA DOSAGEM DE TRIGLICERÍDEOS TOTAIS EM PACIENTES COM QUEIXA DE GORDURA ABDOMINAL
Autor(es): RANGEL, Mayara Sirio
BLANCO, Priscilla Hellen Martinez
CAITANO, Jéssica Zirondi
Abstract: Considerando que voluntarias apresentam queixa de gordura abdominal, o trabalho exposto objetivou dosar triglicerídeos totais na circulação sanguínea de pacientes com gordura abdominal e analisar se a indicação estética encontra-se de acordo com o sinal clínico e laboratorial das pacientes. Portanto, foi realizada a determinação do perfil lipídico em 10 pacientes do sexo feminino da clínica de estética do Centro Universitário de Maringá-PR. A dosagem dos triglicerídeos (TG) foi realizada em aparelho Labmax através do método enzimático-colorimétrico. As informações relacionadas quanto aos hábitos de vida e dados antropométricos como índice de massa corporal (IMC), perimetria e dobras cutâneas foram obtidas através do questionário impresso. As analises dos resultados foram descritos de forma quantitativa e qualitativa usando o programa Microsoft Excel 2008 onde foram tabulados os resultados da dosagem de triglicerídeos e testes de significância estatística menor ou igual a 0,05. Os resultados mostram que a média de peso corporal foi de 72,1 kg, enquanto que a média de IMC é de 28,06 sendo classificados como sobrepesos e todas as voluntárias apresentam através da bioimpedância corporal índice de massa de gordura corporal acima dos 40%. Em relação á dosagem de triglicerídeos a maioria das voluntárias da pesquisa encontra-se com valores dentro da normalidade, enquanto que apenas uma voluntária apresenta valor acima do desejado. Com base nos resultados não houve relação entre os valores de triglicerídeos sanguíneos com a presença de gordura abdominal e nem com o tipo de tratamento ou recurso estético.
Palavras-chave: Fatores de risco
Sobrepeso
Tratamentos estéticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1830
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79810.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)181.31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.