EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1829
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE DA DEMANDA DO BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA – BPC
Autor(es): CAMPOS, Mariana Dias de
KOHATSU, Giovanna Lyka
YAMAGUCHI, Mirian Ueda
MASSUDA, Ely Mitie
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar o perfil da demanda do Benefício de Prestação Continuada – BPC solicitado ao Instituto Nacional de Previdência Social de Maringá. Tal benefício é uma estratégia provida pelo INSS que visa garantir o atendimento às necessidades básicas dos indivíduos, através do provimento de renda mensal de um salário mínimo, vitalício, intransferível. São beneficiados idosos com pelo menos 65 anos e pessoas com deficiência, física, mental, sensorial ou intelectual, em longo prazo. Para ambas as categorias é necessário comprovar a ausência de meios para prover sua manutenção. A pesquisa exploratória, coorte, do tipo transversal, descritivo analítica tem como base fonte primária os pedidos de BPC constituído pelas avaliações médico pericial e social para pessoas com deficiência, e requerimento e composição familiar para os idosos. A coleta de dados se dará junto ao INSS de Maringá. Uma vez que parcela das solicitações é indeferida, a pesquisa caracterizará a demanda e não as concessões. Será realizada uma análise descritiva, frequência absoluta e relativa dos resultados para caracterizar o perfil da demanda do BPC nas duas categorias, assim como para a identificação dos motivos de indeferimento e CID predominantes para a demanda relacionada às pessoas com deficiência. Para investigar a associação dos fatores socioeconômicos (sexo, idade, escolaridade) com as CID mais frequentes apresentadas na demanda para pessoas com deficiência, será utilizado o teste de associação qui-quadrado. Espera-se que os resultados caracterizem a demanda pelo benefício e forneça elementos que possam auxiliar na elaboração de políticas de assistência social.
Palavras-chave: Idosos
Pessoas com deficiência
Populações vulneráveis
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1829
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79517.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)198.16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.