EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1827
Tipo: Artigo
Título: OS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO IDENTIFICADOS EM PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO DE MARINGÁ - PR
Autor(es): PAES, Janaina Rodrigues Dias
NASCIMENTO, Luana Rafaela Gusmão do
SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
Abstract: O objetivo da presente pesquisa foi identificar os principais fatores de risco modificáveis para o AVE. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa. A coleta dos dados da presente pesquisa foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde do Município de Maringá-PR. Os sujeitos da presente pesquisa foram os pacientes com diagnóstico de AVE especificamente em fase permanente para a observação da frequência de fatores de risco modificáveis, foi utilizado como critério de exclusões pacientes não residentes em Maringá e com dislalia. Foi aplicado um instrumento semi-estruturado para caracterizar o perfil sociodemográfico e identificar os principais fatores de riscos nos pacientes com AVE. Os dados foram analisados estatisticamente e descritos em frequência absoluta e frequência relativa. Foi encontrado a prevalência do sexo masculino, brancos casados e com renda mensal de 1-5 salários mínimos, 32% ensino fundamental completo e a grande maioria 30% com base nas atividades profissionais encontravam-se aposentados. Cerca de 30% dos pacientes apresentavam como principal fator de risco a hipertensão arterial. Assim, é essencial que organizar e planejar ações de promoção da saúde, na tentativa de evitar a reincidência da doença e melhora da qualidade de vida, tendo como acompanhamento eficiente realizado pelas equipes de saúde da família a esses usuários. Os resultados alertam para necessidade de elaboração de estratégias mais eficazes de controle da hipertensão arterial sistêmica, principalmente direcionadas para adultos e idosos do sexo masculino.
Palavras-chave: Acidente vascular encefálico
Fatores de risco
Família
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1827
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80268.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)175.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.