EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1817
Tipo: Artigo de Evento
Título: ANÁLISE COMPARATIVA DO TEMPO DE REAÇÃO E DE VELOCIDADE DOS MEMBROS SUPERIORES DE UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE DE MARINGÁ-PR
Autor(es): FARIA, Terezinha Gomes
SANTOS, Camila Aparecida dos
Abstract: Com o passar dos anos, a população idosa vem crescendo consideravelmente no Brasil e no mundo, o que nos mostra uma maior expectativa de vida. Provavelmente, esse fato deve-se a um melhor controle de doenças em geral, atribuídas em sua maioria a indivíduos acima dos 65 anos de idade, gerando assim a necessidade de mudanças na estrutura social dos países, para que esses indivíduos tenham uma boa qualidade de vida ao longo dos anos. O presente estudo teve por objetivo realizar uma análise do Tempo de Reação e Velocidade de Membros Superiores de um grupo de terceira idade, da cidade de Maringá-Pr e suas interferências na capacidade funcional. Trata-se de uma pesquisa de caráter experimental. A amostra totalizou dez idosos, com idade variando de cinquenta a sessenta e cinco anos, tendo como instrumento de coleta de dados, o Teste de Batimento de Placas e o Teste Nelson de reação da mão.Os resultados encontrados indicaram que os indivíduos que tem um estilo de vida mais saudável e ativo, apresentaram melhores níveis de aptidão física, diminuindo o risco de perda das funções, retardando-se assim também o processo de dependência física.
Palavras-chave: Idosos
Capacidade funcional
Tempo de reação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1817
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80226.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)191.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.