EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1815
Tipo: Artigo
Título: O GLÚTEN E A DOENÇA ESPONDILITE ANQUILOSANTE: QUAL A RELAÇÃO?
Autor(es): VILCHENSKI, Izabella di Cássia
BRAZ, Ana Carla Pinheli
CARDOSO, Bruna Muller
GRIZZO, Felipe Merchan Ferraz
GRAVENA, Angela Andréia França
Abstract: A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica que afeta o esqueleto axial, coluna vertebral e articulações sacroilíacas, podendo também atingir articulações periféricas. A EA leva a diversas consequências na vida de seus portadores, como a perda de produtividade no trabalho, limitações físicas e emocionais devido à dor crônica, levando ao comprometimento da qualidade de vida, perda de autoestima, ansiedade e depressão. Já existem estudos sobre a influência da dietoterapia na reumatologia geral, em específico na artrite reumatóide (AR), e pela semelhança sintomática da AR com a EA, deve-se levar em consideração a dietoterapia, a fim de evitar alimentos alérgenos e inflamatórios, sendo o glúten um dos relacionados com a amenização sintomática da doença. Este projeto possui como objetivo identificar a relação entre a ingestão de glúten e a doença EA, a fim de analisar a presença de sintomas e inflamação. Trata-se de um estudo quantitativo e caso-controle, no qual serão avaliados pacientes adultos diagnosticados com a doença EA, com e sem o uso do glúten na dieta, e que realizam acompanhamento em uma clínica de reumatologia privada, localizada em Maringá-PR. Para obtenção dos dados será utilizado um questionário estruturado com variáveis relacionadas ao estudo, coletadas face a face com a paciente e também a partir dos dados prontuários. Para análise estatística as informações obtidas serão tabuladas através de análise descritiva e inferencial, por meio do programa Epi Info 3.5.1.
Palavras-chave: Espondilite Anquilosante
Glúten
Inflamação
Sintomas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1815
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79507.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)182.65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.