EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1812
Tipo: Artigo
Título: NÍVEL DE ESTRESSE EM ALCOÓLATRAS FREQUENTADORES DO CAPS AD E AA: INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS
Autor(es): PACHECO, Victor Augusto
SANCHES, Patrícia Bossolani Charlo
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: Embora não haja um completo entendimento dos mecanismos envolvidos na dicção por álcool estudos experimentais têm sugerido a influência dos estresses diários no comportamento abusivo de consumo de drogas. Dessa forma, objetivamos no presente estudo estudar a correlação entre nível de estresse e o perfil sociodemográfico dos alcóolatras. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório descritivo com 55 frequentadores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) e Alcoólicos Anônimo (AA) do Município de Maringá/PR no período de julho de 2015 a janeiro de 2016. Dados referentes ao nível de estresse foram obtidos pela aplicação do instrumento Brief Stress & Coping Inventor e os referentes ao perfil sociodemográfico por meio da aplicação de um questionário durante entrevista do paciente antes ou após a consulta e/ou sessão. As variáveis: estado civil, escolaridade, situação de emprego, nível de renda familiar, uso abusivo de álcool por parente, significado do consumo de álcool, fator de aproximação com o álcool, idade de início de ingestão alcoólica, idade de aumento de ingestão alcoólica, não se correlacionaram com o nível de estresse. Por outro lado, foi detectada correlação negativa entre o nível de escolaridade e estresse, ou seja, quanto menor o grau de escolaridade do indivíduo, maior será o nível de estresse que ele pode desenvolver. Conclui-se que os alcoólatras com um menor grau de escolaridade apresentam uma vulnerabilidade maior ao estresse e este último pode, portanto, estar mais sujeito ao desenvolvimento do vício.
Palavras-chave: Alcoolismo
Estresse
Promoção da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1812
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79512.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)190.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.