EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1802
Tipo: Artigo de Evento
Título: ASSOCIAÇÃO ENTRE AS ALTERAÇÕES DO SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO E A PRESENÇA DE DISTÚRBIO ALIMENTAR: RELATO DE CASO DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(es): SILVA, Amanda Gabriela
AVELAR, Fabiana Southier Romano
LABIGALINI, Ana Paula Vila
Abstract: Atualmente, a prevalência de distúrbios alimentares na clínica fonoaudiológica tem levado pais e profissionais a questionamentos como ocorre e porque tais ocorrem. As dificuldades alimentares são originadas em situações que a criança apresenta objeção aos mais variados alimentos (Fisberg et al, 2014). Van Dyke (1990), em estudo da história de alimentação de 184 crianças com Síndrome de Down, concluiu que 49% apresentavam dificuldades alimentares. Sendo descritas como manifestações clínicas fatores relevantes nas dificuldades alimentares, como aspectos de hipotonia da região oral, dificuldades em realizar a função mastigatória, ausência de selamento labial, engasgos e vômito durante a alimentação. Há vários anos a fonoaudiologia vem tratando os chamados distúrbios alimentares e o papel do fonoaudiólogo é identificar se há, e quais seriam as possíveis interferências que acarretariam a dificuldade alimentar (Junqueira, 2014). O estudo será realizado com um sujeito diagnosticado com Síndrome de Down nas dependências da Clínica Escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, tendo como objetivo identificar a presença/ausência de características clínicas com aspectos do distúrbio alimentar, associando aos aspectos anátomomorfo-funcionais.
Palavras-chave: Aspectos Comportamentais
Distúrbio Alimentar
Fonoaudiologia
Motricidade Orofacial
Síndrome de Down
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1802
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79757.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)170.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.