EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1790
Tipo: Artigo de Evento
Título: APLICAÇÃO DE VÍDEO GAME EM IDOSOS SEDENTÁRIOS PARA GANHO DE FORÇA MUSCULAR
Autor(es): CONTRERAS, Karoline Assis
UDAGAWA, Manami
NONINO, Fabiana
BERTOLINI, Sonia Maria Marques Gomes
Abstract: De acordo com os dados do IBGE, a população idosa no Brasil aumentará em torno de 20% da sua população entre os anos de 2010 à 2050. Isso se dá pelo aumento da expectativa de vida da população, porém com o passar dos anos as mesmas vão apresentando alterações celulares, moleculares, funcionais e consequentemente diminui a sua capacidade funcional. De acordo com a OMS, para se ter um envelhecimento saudável é necessário um estilo de vida ativo, com práticas de exercícios e mais uma alimentação balanceada. Devido as alterações neuromusculares, a força muscular é fator que tem um importante decréscimo principalmente das fibras musculares do tipo II e diminuição da sua área transversa. Visto que nos dias atuais há um grande número de adeptos idosos com tecnologia, o projeto será realizado com a amostra de 20 idosos com mais de 60 anos e sedentários. Será realizado uma avaliação nesses indivíduos e posteriormente os vídeo-games (Nintendo WI) serão instalados nas casas dessa população por 2 meses para que eles realizem exercícios físicos todos os dias através desta aplicação. Após o término deste prazo os idosos irão passar por uma reavaliação para analisar se houve um aumento de força muscular. Portanto, o projeto tem em vista realizar uma aproximação do idoso com a tecnologia, estimular a prática de exercícios físicos para que tenha uma melhora na qualidade funcional, força muscular, coordenação e equilíbrio do idoso, logo uma melhora na qualidade de vida.
Palavras-chave: Nintendo Wii
Envelhecimento
Bem-estar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1790
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79579.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)178.54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.